Guaruclean

2937-9180 | 3436-1049

O selo de associado da APRAG é a garantia de empresa legalizada, que realiza um trabalho sério no controle de pragas urbanas.



Pragas urbanas são espécies de insetos ou animais que infestam os campos e cidades provocando danos à nossa saúde. E podem picar, morder, danificar alimentos e objetos e ainda transmitir doenças ao homem.

Cupim

CUPINS EM MADEIRA SECA

  

 Fezes de cupim de madeira seca 

 

CUPINS EM MADEIRA 

Os cupins normalmente atacam a madeira pelo caminho mais fácil, deteriorando em primeiro lugar o lenho mais mole da madeira. Depois, quando o lenho mais mole se torna escasso, os cupins deterioram também o mais duro. Esta característica serve para diferenciar o ataque de formigas cortadeiras, as quais não têm preferência sobre o tipo de madeira. Existem cupins de madeira seca, cupins de madeira úmida e cupins subterrâneos.  

 

 

CUPINS EM MADEIRA SECA

 

Cryptotermes sp

 

São encontrados em regiões de clima quente e nas áreas subtropicais. Habitam inteiramente a madeira seca (10 a 12% de umidade), não exigindo contato com o solo, iniciando o ataque durante a enxameação das formas aladas, cada par sexuado penetra na madeira através de rachaduras ou de outras aberturas naturais iniciando a escavação para o interior, fechando imediatamente a entrada com partículas da própria madeira.
Os cupins deste grupo se instalam e constituem suas colônias dentro de peças de madeira com baixo teor de umidade. São muito comuns em componentes de telhados, batentes, esquadrias, topos de postes, móveis, pisos, janelas, portas e diversas outras peças de madeira. Algumas vezes, o ataque por estes insetos é confundido com ataque por brocas (coleópteros). Embora não tenham colônias muito numerosas, um ataque pode causar sérios prejuízos, uma vez que o mesmo, em geral, sé é detectado quando as partes internas de uma peça estão em adiantado estado de destruição.
Eles constroem inúmeras galerias dentro da madeira, por onde circulam livremente, e produzem pequenos grânulos ovalados (fezes), que são acumulados em uma câmara (cavidade) próxima à superfície da madeira e que, de tempos em tempos, são descarregados para fora da peça atacada, como forma de limpeza das galerias. Em geral o ataque por esse tipo de inseto é detectado pela presença desses grânulos no ambiente.
É conveniente lembrar que o cupim de madeira seca, é uma praga associada às estruturas de madeira montada ou produtos acabados. Raramente estes insetos atacam madeiras em serrarias ou nos processos de extração, pois nesses locais a madeira não permanece tempo suficiente, salvo quando ficar estocada por longos períodos, possibilitando a instalação e desenvolvimento de uma colônia, o que é uma tarefa demorada.


 

CUPINS SUBTERRÂNEOS

 

Estes insetos estão presentes no mundo inteiro, com maior incidência entre os trópicos. São descritas aproximadamente 2500 espécies. Pertencem à ordem Isoptera, predominantemente xilófagos e são insetos eusociais, podendo ter em suas colônias milhões de indivíduos.

Dentro das várias espécies caracterizadas como pragas urbanas, temos os cupins subterrâneos e os cupins de madeira seca. Nas espécies que constroem seus ninhos no solo ou nas edificações podemos destacar: Coptotermes gestroi, Nasutitermes spp., Heterotermes tenuis, Rhinotermes spp., Reticulitermes spp., entre outras. Já as que constroem seus ninhos dentro da própria madeira atacada, são comumente encontradas as espécies: Criptotermes brevis, Criptotermes havilandi e Criptotermes dudleyi, cujas colônias são formadas por poucos indivíduos.

 


  Operários Coptotermes gestroi................Subninho Coptoterme gestroi 

 

 

BIOLOGIA  

 

Esta praga possui sua estrutura social formada por reis, rainhas, operárias, soldados e alados, onde os indivíduos têm função de proteção e trabalho, enquanto o restante, de reprodução e perpetuação da espécie.
Uma vez por ano ocorre o vôo nupcial, denominado revoada (chamados de "siriris" ou "aleluias"), que normalmente ocorre no início da primavera, período em que existe uma grande umidade no ar, sendo visível normalmente entre as 17 e 20 horas. Após a revoada são formados novos casais reais que darão origem a novas colônias, aumentando a infestação e intensificando os prejuízos.

Inicialmente constroem pequenos ninhos e à medida que o número de indivíduos cresce e a demanda por alimento aumenta, começa-se a observar a construção de túneis para deslocamento e proteção da busca por celulose.

Uma colônia com aproximadamente 3 milhões de indivíduos, pode consumir diariamente 360g de material celulósico em média. Essa mesma colônia pode causar, rapidamente (até 3 meses), danos estruturais irreversíveis em edificações urbanas.


Relatam-se danos não só em madeiramento, mas também, causados a sistemas elétricos industriais, destruição de patrimônio histórico, acervos bibliográficos, caracterizando um ataque insidioso.

 

 

 

CONTROLE 

 

 Ataque em telhado............................................Ataque em livros 

 

É considerada a praga de maior dificuldade de controle por suas características biológicas de adaptarem-se melhor as construções e edificações urbanas. O trabalho de inspeção e monitoramento torna-se dificultoso, exigindo profissionais altamente especializados para a realização do controle através da adoção de todas as técnicas de Controle Integrado de Pragas (CIP).

 

Organização Social do Cupim

Os cupins vivem em sociedade altamente eficiente e organizada. Infelizmente esta organização e eficiência causam fortes danos ao patrimônio.
Os operários são os indivíduos encarregados da construção e da manutenção do ninho e das galerias ou túneis de forrageamento. Entretanto, a principal função desta casta é buscar no ambiente a celulose (principal fonte alimentar dos cupins), preparar e oferecê-la a todos os indivíduos da colônia. No desempenho das funções, os operários são considerados os grandes inimigos do homem, pois na busca da celulose, causam sérios prejuízos econômicos.

 


Operário

Cupim OperárioOs soldados são estéreis e cegos, são  indivíduos cuja única função é realizar a proteção do ninho e de todos os demais membros da colônia.

Em seu estágio final os soldados apresentam uma cabeça grande com fortes mandíbulas. São geneticamente programados para proteger a colônia contra o ataque de inimigos externos como as formigas.
 


Soldado

Cupim Operárop

Os reis e as rainhas são as castas sexuadas necessárias à reprodução e conseqüentemente à perpetuação da espécie. o Rei e a Rainha são os mais importantes membros da colônia. Suas únicas funções são o acasalamento e a postura de ovos.

Outros cupins alimentam e cuidam da rainha, que pode viver de 25 a 50 anos.


 


Rainha - Rei

Cupim Rei e Rainha


Milhares de ovos são produzidos anualmente pela rainha e são cuidados pelos operários. Dos ovos nascem as ninfas, que são alimentadas por substância regurgitada pelos operários.

Passam por uma série de estágios de crescimento antes de pertencerem a uma das castas.


Curta a página da Guaruclean no Facebook e fique conectado a nossas informações e notícias